Dia Mundial do AVC

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) constitui uma disfunção neurológica aguda, de origem vascular, seguida da ocorrência súbita ou rápida de sinais e sintomas relacionados com o comprometimento de áreas focais no cérebro. Embora a taxa de mortalidade esteja a diminuir, o AVC é a primeira causa de mortalidade e de incapacidade no nosso país.

Após um AVC as pessoas podem enfrentar incapacidades várias (físicas, motoras, cognitivas, linguísticas, sensoriais) que poderão interferir com a sua funcionalidade física, cognitiva, emocional, social e laboral, com impacto na sua saúde, bem-estar, sentido de (in)dependência, percepção de satisfação com a vida e qualidade de vida. No que respeita às alterações psicológicas, verificam-se frequentemente alterações a nível emocional, tais como ansiedade, depressão e desânimo. Além disto, podem ocorrer alterações nas variáveis de auto-referência, como por exemplo, na auto-eficácia, no auto-conceito, na auto-estima e no suporte social, que vão afetar o empenho e compromisso da pessoa na sua reabilitação e recuperação e no retorno às atividades de vida diária.

A ajuda de um/a psicólogo/a pode revelar-se muito útil no processo de reabilitação psicossocial pós-AVC, possibilitando a indução de emoções positivas e o ensino de estratégias de confronto funcionais com a doença, promovendo assim o bem-estar e a qualidade de vida da pessoa após-AVC e seus cuidadores.

Caso necessite de ajuda, ou conheça alguém que precise de apoio, nós podemos ajudar. Contacte-nos!

Professora Doutora Joana Carreiro
Psicologia Clínica e da Saúde | HEURÍSTICA – Centro de Psicologia e Educação