16 Nov Bondade: Um Super Poder!
A bondade é ter a capacidade de ser bom e/ou de fazer o bem e aplicá-la na interação com as diferentes pessoas e/ou coisas, nas diferentes situações. É a capacidade de olharmos para lá de nós mesmos, aliada à intenção de chegar aos outros, de coração aberto. Desta forma, fica claro que a bondade pode, de facto, beneficiar o meio circundante da pessoa bondosa, mas será que a pessoa bondosa beneficia do seu próprio ato generoso? A resposta é sim!
Existem vários fatores que parecem ter mais influencia no aumento do nosso bem-estar duradouro e felicidade e, entre eles, está a capacidade de demonstrar empatia, compaixão e generosidade.
A compaixão é a emoção que liga o sentimento de empatia aos atos de bondade e generosidade. Assim, sentir empatia e compaixão permite-nos reconhecer o sofrimento do outro, perceber que não estamos sós e unir as nossas mágoas. Percebemos que experienciamos as dificuldades da vida em conjunto e isso ajuda-nos a reduzir o sofrimento individual. Já quando acrescentamos a generosidade, seja ela material, de apoio ou espiritual, conseguimos ainda adotar uma perspetiva mais ampla da nossa experiência, ter acesso a outras formas de encarar as situações, experienciamos a humildade de saber que temos a mesmo desejo/necessidade de felicidade que os outros, e, por isso, aprendemos a perdoar, a ser gratos e a ver os outros com profunda compaixão.
A forma como vemos o mundo muda a forma como nos sentimos e agimos e, isso muda o próprio mundo. Por isso, fica um convite: passemos a olhar para os outros como parte de nós. Somos seres sociais, estamos programados para interagir e dependemos do outro tal como o outro depende de nós. Se pensarmos assim, saberemos que ao praticar o bem, o bem a nós voltará!
#Bondade #Empatia #Compaixão #Generosidade #Felicidade
Dra. Vânia Ferreira
Psicóloga Clínica e da Saúde | Heurística – Centro de Intervenção e Apoio Pedagógico e Psicológico