Estimule o desenvolvimento da linguagem do seu filho/a

Comunicar com o seu filho na idade dos 2-3 anos consiste principalmente em incentivá-lo a falar. Ele provavelmente sabe entre 200 e 500 palavras, mas não conseguirá ser capaz de as usar todas. Quanto mais ele falar consigo e com os outros, mais fluente e confiante irá ficar.

Nesta idade a linha é ténue entre encorajar o seu filho a liderar e controlar o resultado da conversa, mas será bom para ele se você o ajude a expandir as competências da linguagem, através de:

Ø Continue a comentar – ele ainda precisa que você descreva e reflita sobre o que ele está a fazer, para aprender a compreender e a pensar sobre as suas ações e para aumentar o seu sentido das próprias ações. Exemplo: “Estás a correr depressa, para chegares depressa ao jardim”.

Ø Mantenha a simplicidade – seja o mais clara possível quando descreve alguma coisa ao seu filho ou lhe dá uma indicação, para que ele entenda o que é esperado e o que está a vivenciar.

Ø Incentive a descrição – aumente o vocabulário acrescentando à informação que ele lhe dá. Descreva tudo com mais detalhes.

Ø Faça perguntas – sobre as coisas que ele sabe, para estimular as suas capacidades de linguagem; mas não o domine. Perguntas “fechadas” convidam a uma resposta específica: “Fizeste amigos novos?” Perguntas “abertas” incentivam-no a conversar: “A que é que gostaste de brincar?” Uma mistura de questões permite-lhe exprimir-se e dá-lhe informações úteis.

Ø Use passado, presente e futuro – O seu filho agora tem uma noção de tempo muito melhor, mas ainda se pode confundir com a diferença entre hoje, ontem, e amanhã. Ao incluir as experiências dele na sua narrativa e nas suas perguntas, ele perceberá mais depressa a ideia. “ Ontem, fomos a casa da avó. Hoje, queres ir ao parque?”

Ø Mencione as relações – O seu filho sabe que tem uma mãe , um pai e possivelmente alguns irmãos e avós, mas falar de como todos se relacionam uns com os outros e de como se inserem as tias, tios e os primos também irá ajudar a consolidar a sua noção de “família” e o seu sentido de pertença. “A tia Joana vem lanchar connosco”.

Ø Ajude-o a compreender os seus sentimentos – Dê-lhe as palavras de que ele precisa para descrever o modo como se sente. “Estás muito feliz por teres andado de bicicleta”

Ø Mantenha as conversas simples – limite cada troca a um ou dois fragmentos de informação. Mais que isso o seu filho não conseguirá fixar e pode ficar confuso. Não espere que ele lhe dê uma resposta lógica a todas as perguntas.

 

E lembre-se: “Quanto mais divertidas tornar as conversas, mais linguagem ele irá recordar, e maior será o nível de “hormonas de boa disposição” no seu cérebro”.

 

Dra. Glória Monteiro

Terapia da Fala | HEURÍSTICA – Centro de Psicologia e Educação