03 Nov O que devemos dizer aos nossos filhos todos os dias?
Há palavras e expressões que são fundamentais para o desenvolvimento das crianças. Estas são para dizer e repetir sempre e, sem restrições!
- Amo-te/ Adoro-te/ Gosto de ti até à lua e…mais além!
Todas as pessoas apreciam ser gostadas e amadas e esta perceção é fundamental para o nosso desenvolvimento harmonioso e bem-estar. Na relação entre pais e filhos, demonstrar e verbalizar o amor incondicional, o afeto e a ternura é fundamental. O seu filho deverá crescer com a certeza de que é querido e amado, esta será a base da construção da sua auto-estima.
- Por favor e obrigada!
As crianças aprendem através da observação dos comportamentos de outros, principalmente dos seus pais e/ou cuidadores. Ensinar estas palavras mágicas implica que os pais também as utilizem no seu quotidiano. Seja o melhor exemplo para o seu filho!
- Sei que tu consegues…
Confiar no seu filho é fundamental para que ele desenvolva a sua auto-confiança. Palavras genuínas de incentivo serão sempre bem-vindas!
- Gosto quando fazes…
Elogie. Elogie o que o seu filho faz, mas sobretudo o que ele é.
- Sou grata por te ter…
Demostre gratidão pela maior das bênçãos – a parentalidade – e pela presença do seu filho na sua vida, aceitando-o tal como é!
- Não faz mal…
Desculpe, dê oportunidades para o seu filho falhar sem medos e receios.
- Para a próxima será melhor…
Valorize, acredite, confie no seu filho. Reforce cada esforço, apoie cada fracasso! Esteja presente em qualquer das circunstâncias.
- Boa tentativa!
Reforce comportamentos positivos e todos os avanços…mesmo os mais pequenas aproximações ao comportamento desejado!
- Como estás? Como te sentes?
Demostre genuinamente interesse pelo que sente o seu filho, valorize as suas emoções e aproveite para falar sobre elas, isso vai ajudá-lo a identificar e gerir as suas emoções.
- Desculpa!
Os pais não são perfeitos. E ainda bem! Assuma os seus erros, dê o exemplo, o seu filho vai aprender a fazê-lo também!
- Eu ajudo-te!
Esteja disponível para ajudar. O caminho feito em conjunto é mais fácil e, deste modo o seu filho vai crescer com a perceção de que pode contar sempre consigo!
- Estou aqui para ti!
Aprenda a estar 100% presente no tempo que dedica ao seu filho. Durante esse tempo, dedique-se inteiramente a ele, à vossa relação e a toda a experiência conjunta. Ambos beneficiarão deste tempo de presença partilhada e consciente.
- O que achas? Qual é a tua opinião?
Não subestime a opinião do seu filho. Os pais não devem ser vistos como “donos da verdade”. Peça opinião. Envolva o seu filho nas decisões da família, em função da sua idade e maturidade. Isso estreita o vínculo familiar e possibilita que o seu filho desenvolva a sua forma própria de ver o mundo, desenvolvendo a confiança em si próprio. Ele vai sentir-se único e especial!
Vale a pena colocar estas dicas em prática, afinal…todos nós queremos que os nosso filhos cresçam felizes e equilibrados!
Professora Doutora Joana Carreiro
Psicologia Clínica e da Saúde | HEURÍSTICA – Centro de Psicologia e Educação
#psicologiamaia#psicoterapia#paisefilhos