Luto: Qual a importância do apoio psicológico?

O luto é uma reação natural à perda e um processo que tem como objetivo adaptarmo-nos a uma nova realidade, encontrando formas de lidar com o que aconteceu e recuperando emocionalmente. Fazer o luto é um processo saudável que significa aceitar o que aconteceu e encontrar de novo um sentido para a vida.

O luto pode ocorrer em diversas situações, em face da morte de um ente querido, perda de emprego, fim de uma relação significativa, morte de um animal de estimação, ou diagnóstico de uma doença grave.

Durante um processo de luto podemos sentir emoções e pensamentos ambivalentes e contraditórios, tais como o choque, negação, revolta, tristeza e aceitação. É natural experimentar emoções intensas durante este processo, aceite e respeite os seus sentimentos. Não existe uma forma certa de fazer um luto, nem um tempo padrão definido. Cada pessoa é única e tem as sua maneira individual de reagir a esse momento: ele pode durar dias, meses ou até anos. O tempo depende em parte da estrutura emocional de cada um e também do vínculo que se desenvolve com o que foi perdido. O luto é um momento de recolhimento pessoal e é necessário tempo para enfrentar essa situação.

Tenha presente que a pandemia que vivemos pode di­ficultar, atrasar ou prolongar um processo de luto!

Quando procurar a ajuda de um psicólogo/a?

Às vezes, a dor é demasiado intensa para conseguirmos lidar com ela sozinhos. Se já passaram mais de seis meses após a experiência de perda e não consegue retomar a sua vida quotidiana, procure a ajuda profissional.

O apoio psicológico no luto é importante e oferece vários benefícios, ajudando a pessoa a enfrentar a situação de forma saudável e construtiva, auxiliando-a a compreender o processo da morte e da separação, a elaborar e a encontrar recursos pessoais para lidar com a perda e a recuperar e a encontrar um novo sentido para a vida.

Professora Doutora Joana Carreiro
Psicologia Clínica e da Saúde | HEURÍSTICA – Centro de Psicologia e Educação