23 Fev Animais de Estimação e Saúde Mental
Vários estudos científicos têm evidenciado os benefícios que um animal de estimação pode trazer para a saúde física e mental de adultos e crianças. Para as crianças e jovens, cuidar do seu “melhor amigo”, implicará um maior sentido de responsabilidade e a implementação de rotinas mais estruturadas, bem como favorecerá a interação social e o exercício físico.
Por outro lado, viver com um animal de estimação poderá contribuir para um maior equilíbrio emocional. Os animais domésticos podem proporcionar conforto, atenção, alegria e companheirismo, que potenciará o aumento dos níveis de neurotransmissores cerebrais como serotonina e dopamina, causando uma sensação de bem-estar e relaxamento.
Numa altura em que o abandono de animais de companhia parece ter atingido o seu auge, em muitos casos, devido ao falecimento do(s) seu(s) tutor(es), por dificuldades económicas, ou sem qualquer razão, pensemos nas inúmeras vantagens em adotar! Estaremos, certamente, a salvar a vida de um animal e simultaneamente a potenciar a nossa saúde mental e física e sobretudo, a dos nossos filhos!
Dra. Filipa Soares
Psicologia da Educação e Desenvolvimento da Criança| Heurística – Centro de Psicologia e Educação