21 Abr Como a Atenção Plena pode ajudar a reduzir o stress no local de trabalho
Quando se está muito stressado e emocionalmente assoberbado, torna-se difícil pensar racionalmente. Já sentiu isso? E não conseguir pensar racionalmente, pode impedi-lo de ser produtivo durante o seu dia de trabalho, o que o pode levar a sentir culpa e necessidade de estender o seu horário para compensar as horas não produtivas. Contudo, isso apenas intensifica o problema.
Mindfulness ou atenção plena, podem surgir como uma alternativa mais saudável.
Se já conhece o conceito de mindfulness ou de atenção plena, sabe que é, nada mais, nada menos, do que estar presente, atento ao que se passa no seu ambiente interno e externo, sem julgamentos e com uma curiosidade genuína em relação ao que vai acontecendo, momento a momento. Esta maravilhosa capacidade de nos desligarmos dos nossos pensamentos sobre o que já aconteceu ou ainda vai acontecer e nos conectarmos com o momento que estamos a viver, facilita, radicalmente, a redução do stress, esteja onde estiver, inclusive, no seu local de trabalho.
Assim sendo, deixamos-lhe algumas ideias que o podem ajudar a viver um momento de cada vez e a reduzir o stress ao longo do seu dia de trabalho:
- Passe 5-10 minutos de manhã em tranquilidade e a prestar atenção à sua respiração – sente-se ou deite-se e esteja consigo próprio. Olhe pela janela, ouça os sons da natureza ou faça uma pequena caminhada devagar.
- Antes de ligar o carro, tente tirar um minuto para prestar atenção à sua respiração.
- Enquanto estiver a conduzir, esteja atento e consciente das tensões que sente no seu corpo, por exemplo: nas mãos agarradas ao volante, os ombros subidos junto às orelhas, o estômago apertado, os músculos das pernas rígidos, etc. Depois de tomar consciência dessas sensações, trabalhe intencionalmente para libertar e dissolver essa tensão. Estar tenso ajuda-o a conduzir melhor? Como se sente a relaxar enquanto conduz?
- Desligue o rádio durante uma viagem para o trabalho e esteja consigo mesmo.
- Preste atenção à sua respiração, ao céu, às árvores ou até aos seus pensamentos quando pára num sinal vermelho.
- Quando chegar ao estacionamento do seu emprego, tire uns instantes para si, antes de sair do carro. Para se orientar no espaço e no seu dia de trabalho, para saber onde está e para onde vai.
- Quando estiver sentado na sua secretária, ao teclado do computador ou outro, volte a prestar atenção às sensações do seu corpo e, mais uma vez, conscientemente tente relaxar e libertar-se dessa tensão.
- Decida PARAR por 1-3 minutos todas as horas durante o dia de trabalho. Esteja atento e consciente da sua respiração e sensações corporais, permitindo que a sua mente acalme.
- Use os sinais que lhe aparecerem durante o dia no seu ambiente para se centrar no momento presente, por exemplo, o toque de um telefone, sentar-se ao computador, atender uma chamada, etc.
- Use as suas pausas durante o dia para realmente e apenas PARAR. Por exemplo, em vez de tomar um café ou fumar um cigarro, tente dar uma caminhada, ou apenas estar sentado no exterior no seu escritório. Centre-se no presente, de momento a momento.
- Tire alguns momentos ao almoço ou em outros momentos do dia para falar com alguns colegas de trabalho. Tente escolher tópicos que não estejam necessariamente relacionados com trabalho.
- No fim do dia de trabalho, tente rever mentalmente as atividades que realizou durante o dia, reconhecendo e congratulando-se pelo que completou. Depois faça uma lista das atividades para o dia seguinte.
- Preste atenção à caminhada que faz do emprego até ao carro – respirando o ar com toda a sua atenção. Sinta o frio ou o calor no seu corpo. O que aconteceria se você aceitasse estas condições ambientais e sensações corporais em vez de as resistir? Ouça os sons fora do seu ambiente de trabalho. Consegue andar sem se sentir apressado? O que acontece quando abranda?
- Antes de ligar o carro, sente-se calmamente, em sossego, e conscientemente faça a transição do trabalho para casa – tire um momento para apenas ser… e usufrua desse momento.
- Quando estaciona o carro na garagem de sua casa, tire um minuto para se orientar no espaço, para estar com os membros da sua família ou para entrar em sua casa.
- Diga olá a todos os membros da sua família ou às pessoas que vivem consigo. Tire alguns instantes enquanto o faz, para os olhar nos olhos. Se possível, tire algum tempo para estar 5-10min sentado em silêncio. Se vive sozinho, sinta o que é estar em casa e estar no silêncio de sua casa, sinta-se a entrar no seu ambiente.
- Tente mudar a roupa de trabalho quando chega a casa. Este pequeno gesto ajuda-o a estabelecer uma transição gentil para o seu próximo “papel” – a maioria das vezes pode tirar 5min para o fazer.
Use estas dicas como guia e deixe-se guiar pelo seu sentido de curiosidade, criatividade e descoberta. Lembre-se, tem mais controlo do que o que imagina!
Psicologia Clínica e da Saúde | Heurística – Centro de Intervenção e Apoio Pedagógico e Psicológico