18 Jun Como construir uma autoestima saudável?
A autoestima está relacionada com a forma como nos valorizamos, com o nosso bem-estar e como nos percebemos no mundo, assim como com a importância que temos para as pessoas que nos são queridas. Além disso, afeta a nossa confiança e os nossos relacionamentos pessoais e interpessoais.
Pessoas com baixa autoestima geralmente sentem-se inseguras, incapazes e incompetentes. E quanto mais se sentem assim, mais agem como se realmente fossem incapazes, o que aumenta ainda mais os sentimentos de incompetência. Torna-se um ciclo vicioso.
Algumas estratégias para melhorar a autoestima:
- Estabelecer objetivos possíveis: definir pequenas metas diárias pode ajudar a recuperar o controle da sua vida;
- Reconhecer as suas qualidades em vez de focar nos defeitos;
- Evitar comparações: vivemos num mundo que é sustentado pela competitividade, o que nos leva a acreditar que só alcançaremos sucesso pessoal ou profissional quando superarmos os outros. Deixe de lado as comparações, cada indivíduo é único, com experiências incomparáveis. Concentre-se no que verdadeiramente lhe traz felicidade.
- Aprender com os erros e saber lidar com eles;
- Conhecer-se a si mesmo: observe e reflita sobre as suas qualidades e desenvolva-as. Avalie os seus defeitos e procure transformá-los em virtudes;
- Eliminar a culpa: a constante sensação de culpa é um dos principais fatores que contribuem para a baixa autoestima. Procure libertar-se desse sentimento, acolhendo a leveza de ser um ser livre e percebendo que a oportunidade de mudança está sempre presente, a cada novo instante.
Os sentimentos de baixa autoestima, geralmente, foram construídos ao longo da vida, e sentimentos de inferioridade e comportamentos enraizados são difíceis de mudar. Isso leva tempo, muito trabalho, e pode requerer de ajuda de um psicólogo. Consulte os nossos serviços de Consulta Psicológica.