14 Dez Prendas de Natal – O que oferecer aos mais pequenos de acordo com a idade?
Se este Natal está a pensar oferecer um presente a uma criança opte por um que seja uma mais valia no seu desenvolvimento. Brincar é essencial para o desenvolvimento das crianças e, como tal, os brinquedos devem ser adequados à faixa etária de forma a contribuir para a aprendizagem e aquisição de competências.
Quando pensamos em oferecer um brinquedo devemos ter em conta se o brinquedo é adequado à faixa etária, se é diferente daqueles que a criança já possui, de forma a constituir um novo estímulo e se a sua utilização será um desafio, possibilitando a aprendizagem.
Por último, mas não menos importante, relembro que para brincar qualquer objeto se pode tornar um brinquedo, através do faz-de-conta, basta usar a imaginação! Também as atividades motoras e jogos como a apanhada, o esconde-esconde e outros são brincadeiras que não se compram mas são de extrema importância no desenvolvimento da criança. No que toca a brinquedos a máxima “menos é mais” aplica-se.
De seguida, sugerem-se alguns exemplos de brinquedos adequados a cada faixa etária:
0-6 meses – A criança interage com o mundo que a rodeia através daquilo que vê e alcança. Ter brinquedos com diferentes texturas e cores no berço possibilita o desenvolvimento. Opte por brinquedos de forma arredondada e que possam ser levados à boca como guizos ou rocas. Mobiles com som também são uma boa prenda.
6 meses a 1 ano– Conseguindo já estar sentada, a perspetiva do mundo que a rodeia é diferente. Gradualmente vai começar a ter as mãos livres para poder agarrar e manipular objetos. Já se podem introduzir blocos para encaixar, por exemplo com peças que imitem animais. Livros de plástico e brinquedos com som que imitem objetos dos adultos como telemóveis ou instrumentos musicais de botões também são interessantes para a criança
1 aos 2 anos– Nesta fase a criança começa a andar e interessa-se particularmente por brinquedos que possa usar enquanto caminha, empurrando e puxando. Jogos de encaixe mais complexos e brinquedos musicais continuam a ser um bom estímulo.
2 aos 3 anos – Brinquedos que induzam o movimento são ótimos nesta faixa etária. É altura de introduzir as bolas, triciclos, cavalinhos de baloiço… Puzzles são sempre um bom investimento.
3 aos 4 anos – Brinquedos que simulem o mundo real e possam ser usados no faz de conta como cozinhas, casas de bonecas, animais de brincar são os apropriados. Não se deixe levar por estereótipos de género, meninas podem gostar de carros e meninos podem brincar com panelas. Nesta fase devem ser introduzidos os materiais que estimulem a motricidade fina como marcadores e lápis de cera.
4 aos 6 anos – Puzzles e legos continuam a ser importantes. Cadernos para pintar, lápis de cor e marcadores são um bom presente. Nesta fase podem já começar a usar bicicletas de rodinhas. Jogos simples com regras são importantes para que a criança aprenda a respeitar a sua vez e a gerir as emoções quando perde. Apesar de ainda não saberem ler, os livros são um ótimo presente, estimulando a sua curiosidade e os momentos de partilha com os pais.
A partir dos 6 anos – Desta fase em diante os livros são sempre um bom presente. Também os jogos de tabuleiro, cada vez mais complexos vão ser uma oportunidade de desenvolver o raciocínio e a interação social. A nível motor bicicletas, trotinetas e patins são bons estímulos.
Estas idades são indicativas e não significa que se em determinada idade a criança não tiver a capacidade de brincar com um objetivo indicado para a sua faixa etária apresente algum problema.
No entanto, caso algo no desenvolvimento do seu filho o preocupe consulte um/a terapeuta ocupacional que poderá fazer uma avaliação adequada.
Dra. Joana Gomes
Terapia Ocupacional | HEURÍSTICA – Centro de Psicologia e Educação