O Programa de Mindfulness, Inteligência Emocional e Psicologia Positiva pretende desenvolver competências essenciais à prática profissional nos contextos educacionais.
O Be Better Education é um programa inovador que aplica o conhecimento do Mindfulness, da Educação Emocional e da Psicologia Positiva e pretende desenvolver competências essenciais nos educadores e professores, que visam facilitar e otimizar o seu desempenho profissional, capacitando-os para o desenvolvimento de ferramentas adequadas para lidarem com os diversos desafios presentes nos contextos educacionais, promovendo o seu bem-estar pessoal e profissional e o sucesso.
Uma forma de compreender o Mindfulness é entendê-lo como a consciência que emerge através de prestar atenção a um propósito, estando no momento presente, sem julgamento, e em contacto com o que revela a experiência momento a momento.
A prática de mindfulness nos professores/educadores apresenta inúmeras vantagens. Como papel fundamental, promove uma maior consciência e compreensão dos seus padrões emocionais e comportamentais, limitações e necessidades, o que possibilitará que, proactivamente, regulem os seus comportamentos, respondendo da forma que querem, em vez de simplesmente reagirem por impulso aos desafios em sala de aula. Esta autoconsciência possibilita ainda a noção de quando é necessário dar um passo atrás e cuidar de si, em prol dos outros.
Para além disso, esta atenção ao presente e ao que acontece momento a momento, permite que estes profissionais estejam mais conectados com as emoções das crianças, compreendendo aquelas que são as necessidades por trás dos comportamentos de uma turma. Aumentando esta reflexão sobre as experiências emocionais, os professores/educadores terão também uma maior capacidade de adotarem uma comunicação mais eficaz com os alunos, criando um ambiente de aprendizagem mais positivo e reforçando as, tão importantes, díades professor-aluno.
Os professores são exemplos primários na aprendizagem socio-emocional das crianças. Eles são figuras centrais na socialização das crianças e servem como importantes exemplos, guiando assim o desenvolvimento das competências socio-emocionais dos seus alunos. Muito para além de dar conteúdo curricular, professores eficazes promovem o desenvolvimento de comportamentos pró sociais, modelando as suas próprias competências socio-emocionais à medida que interagem com os alunos, os seus pais e outros adultos. Eles servem de exemplos de consciência emocional e autorregulação para os seus estudantes. Eles ensinam competências relacionais e consciência social ao construírem relações de apoio com os seus alunos, ao promoverem relações positivas entre colegas, e ao estabelecerem ambientes de aprendizagem seguros e eficazes.
Ainda assim e apesar do ensino ser uma profissão emocional e cognitivamente desafiante, os professores recebem pouco treino para se preparem para as suas exigências. Nesta conjuntura, dado que o stress pode ter um impacto negativo nas competências socio-emocionais dos professores, quando lhes falta a habilidade de gerir as suas reações emocionais negativas em resposta a comportamentos de alunos desafiantes, a sua performance pode ser prejudicada.
Sabe-se que professores que experienciam maiores níveis de burnout, reportam menor efetividade no ensino e gestão da sala de aula, menor conexão com os alunos e menos satisfação com o seu trabalho. Por consequência, quando uma relação professor-aluno se torna conflituosa, isso pode ter efeitos extremamente negativos para o estudante e aumentar os níveis de stress geral da turma, tornando a aprendizagem mais difícil para todos. À medida que a aprendizagem é interrompida ou prejudicada, o professor sente ainda maior stress e pressão por parte do sistema e pode acabar por responder de forma reativa ou punitiva, o que pode diminuir a motivação dos alunos e perpetuar o ciclo negativo de disrupção na sala de aula.
“Sinto-me mais capaz e espero recorrer de forma consciente às estratégias abordadas no programa, lembrando que se não estiver bem, não vou poder fazer um bom trabalho. Assim terei de me pôr em primeiro lugar e esse vai ser o desafio.”
“Agradeço profundamente a entrega, partilha e atuação tão positiva da psicóloga Joana pelos enormes ensinamentos que nos facultou. Foi das melhoras, se não a melhor formação em que participei.”
“Esta formação de 16 horas foi muito intensa para mim (no bom sentido) e abriu ainda mais a minha mente. Foi muito interessante, marcante e motivador. (…) Sinto que o programa fluiu muito naturalmente de encontro àquilo que necessitava aprender, ouvir e refletir.”
O Be Better Education é dinamizado em grupo, quer nas instalações da Heurística, quer nos contextos educativos (escolas, colégios, câmaras municipais).
A duração do programa é ajustada às necessidades de cada contexto e público-alvo. É realizado o levantamento de necessidades inicial de intervenção.
O Programa Be Better Education é um programa de intervenção em grupo, destinado a educadores e professores, e organiza-se em 3 módulos de intervenção complementares, cuja implementação ocorre ao longo de 1 ano letivo (de acordo com a disponibilidade dos educadores e professores/direção da escola; todavia, tem funcionado muito bem o modelo de implementação coincidente com os períodos de interrupção letiva).
Pode entrar em contacto connosco de várias formas, desde logo, através do nosso email: geral@heuristica.pt ou através do nosso contacto de rede fixa: 229 417 637. Caso pretenda enviar-nos mensagem ou até ser contactado por nós use o número: 919 380 392.
Se gere uma Instituição, temos todo o gosto em agendar reunião de apresentação do nosso projeto, conhecer a vossa instituição e recolher as vossas intenções e necessidades. A nossa colaboração será, com certeza, profícua para a V/ instituição: