A Psicologia Infantil visa a despistagem dos atrasos de desenvolvimento e, consequente, o diagnóstico e/ou o tratamento das diversas dificuldades em crianças e jovens.
O crescimento de uma criança é um fenómeno extraordinário, mas nem sempre linear. Assim, é comum que em alguma das fases de desenvolvimento surjam obstáculos biológicos e/ou comportamentais que causam dificuldades de adaptação, de aprendizagem ou até outras perturbações nas crianças e jovens.
Torna-se, por isso, fundamental recorrer à ajuda de um Psicólogo Infantil que acompanhará cada caso de forma individual e aconselhará a família, quando necessário, possibilitando assim uma próxima articulação entre o contexto terapêutico e familiar, através da capacitação das famílias para a promoção do desenvolvimento harmonioso da criança ou jovem.
Clique aqui para assistir a uma reportagem da SIC Notícias sobre a importância de cuidar da saúde mental nas crianças.
A Heurística tem um conjunto de espaços, cuidadosamente, equipados para promover máximo conforto, privacidade e segurança à criança ou jovem.
Dispomos de uma equipa de psicólogos, capazes de o ajudar através de consultas online ou no nosso consultório na Maia. Clique aqui para saber mais sobre os nossos profissionais.
Estamos situados na Rua do Viso nº65, Salas 12,13 e 14, 4470-220, Maia. Uma zona priviligiada na Maia e muito próxima do centro do Porto.
Não, as consultas podem ser presenciais ou online.
As consultas duram, em média, 50 minutos.
Sim, dispomos de um conjunto vasto de acordos e protocolos. Pode saber mais clicando aqui.
A primeira consulta é uma consulta de avaliação psicológica, que consiste na recolha de dados relativos à história de vida e ao levantamento das suas dificuldades atuais da criança ou jovem, através de uma entrevista clínica com os pais. Esta avaliação vai permitir ao psicólogo estruturar um plano de intervenção personalizado e adequado às informações recolhidas e necessidades apresentadas. Promove-se ainda um primeiro momento para a construção da relação de confiança e empatia com a criança ou jovem e com a sua família.
No caso de crianças, a família deve acompanhá-las na primeira consulta, de modo a permitir a segurança e a adaptação da criança e contribuir para a recolha de informações relevantes para o processo terapêutico, nomeadamente da história de vida da criança, bem como do seu problema/dificuldade atual. Nas restantes consultas, as crianças ficarão somente com o/a psicólogo/a. Porém, o contacto será permanentemente mantido com a família no ínicio ou no fim de cada sessão.
No caso de jovens/adolescentes, a família pode ou não acompanhar o/a jovem na primeira consulta, contudo, é necessária uma consulta com a família, na ausência do/a jovem. Nas restantes consultas, dispensa-se a presença da família, contudo, o contacto será mantido, para recolha pontual de informação e/ou fornecimento de feedback sobre o progresso.
Pode entrar em contacto connosco de várias formas, desde logo, através do nosso email: geral@heuristica.pt ou através do nosso contacto de rede fixa: 229 417 637. Contudo, caso pretenda enviar-nos mensagem ou até ser contactado por nós use o número: 919 380 392.