Programa de Mindfulness e Educação Emocional Crianças

Um programa baseado em Mindfulness, Educação Emocional e Psicologia Positiva que pretende ajudar as crianças e jovens a tornarem-se melhores, mais felizes e bem-sucedidos!

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Porque é importante?

O que poderá ser mais importante do que as crianças e os jovens cultivarem a capacidade de prestarem atenção, de estarem mais presentes, de se sentirem confortáveis na sua pele, com as suas emoções, sentimentos, pensamentos e o seu corpo? Mais importante do que aprenderem e praticarem a gentiliza consigo e com os outros? Mais importante do que estas competências os tornarem melhores pessoas, mais felizes e mais bem-sucedidas?

O que é o Be Better Kids?

O Be Better KIDS é um programa inovador que aplica o conhecimento da Psicologia Positiva, Educação Emocional e Mindfulness e pretende ajudar as crianças e jovens a manterem-se conscientes de si, ao mesmo tempo que se conectam com o mundo, através da promoção de competências essenciais ao seu desenvolvimento pleno.

Benefícios de um Programa de Mindfulness e Educação Emocional para crianças
e jovens:

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Mindfulness para crianças e jovens: Porquê?

Uma forma de compreender o Mindfulness é entendê-lo como a consciência que emerge através de prestar atenção a um propósito, estando no momento presente, sem julgamento, e em contacto com o que revela a experiência momento a momento.

A prática de Mindfulness muda o foco de atenção das crianças e dos jovens para o próprio processo de autoconhecimento. As técnicas de Mindfulness desenvolvem nas crianças e adolescentes um profundo trabalho de reconhecimento e conexão consigo próprios: com o seu corpo e com as suas sensações, com os seus pensamentos e com as suas emoções. O treino em mindfulness favorece uma autogestão saudável, melhorando a conexão com as emoções, fazendo com que as crianças e jovens aprendam a ser mais confiantes, reduzindo os efeitos negativos do stress (Perestrelo, 2018).

A prática de meditação mindfulness tem demonstrado também efeitos positivos em importantes regiões do cérebro relacionadas com o funcionamento motor, inclusive no controlo da tomada de decisão, na escolha do ponto de vista, na aprendizagem e na memória, na gestão de emoções e no sentimento de pertença.

Existem evidências crescentes de que isto seja revelante em crianças e adolescentes, cujo sistema nervoso e cérebro ainda estão em desenvolvimento e são mais sensíveis aos efeitos negativos do stress (Kabat-Zinn, 2013).

A importância da
Educação Emocional em crianças e jovens

Vivemos numa sociedade altamente acelerada, com um quotidiano apressado e onde o stress nocivo se enraizou no dia-a-dia. Privilegiamos o “fazer” em detrimento do “sentir”, o “ter” ao invés do “ser”. Existe uma ânsia de eficiência e de produtividade, de tal forma enraizada que prestar atenção à beleza e simplicidade do momento presente deixou de ter importância. Esta forma de stress nocivo abrange a população adulta em geral e transmite-se transgeracionalmente.

Infelizmente, as crianças de hoje absorvem esta azáfama e, por consequência, vemos os mais pequenos tornarem-se mais stressados, ansiosos, preocupados, frustrados e infelizes. Por isso, a educação emocional procura promover a autoeficácia das crianças e jovens na compreensão, expressão e gestão das suas emoções e pensamentos negativos, assim ajudá-los a desenvolver um conjunto de habilidades e estratégias que lhes permitam ser mais resilientes e autoconfiantes.

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Imagens de algumas atividades do programa

Perguntas frequentes sobre o Programa de Mindfulness e Educação Emocional Crianças – Be Better Kids

O Be Better KIDS pode ser dinamizado enquanto Atividade Extracurricular nos contextos educativos ou desenvolvido no âmbito do Plano de Estudos do Primeiro Ciclo do Ensino Escolar. Para além disso, pode ser dinamizado em contexto de pequeno grupo, quer nas instalações da Heurística ou outras instituições.

A duração do programa é ajustada às necessidades de cada contexto e público-alvo.

O Programa Be Better KIDS é um programa de intervenção em grupo, com uma periocidade semanal e duração variável, em função dos contextos de implementação (pode variar entre uma intervenção breve, um semestre ou 1 ano letivo).

Pode entrar em contacto connosco de várias formas, desde logo, através do nosso email: geral@heuristica.pt ou através do nosso contacto de rede fixa: 229 417 637. Caso pretenda enviar-nos mensagem ou até ser contactado por nós use o número: 919 380 392.