OUTROS SERVIÇOS
Supervisão Clínica em Psicologia
“O processo de supervisão é definido como um processo de ensino e de aprendizagem que demonstra a aquisição de habilidades terapêuticas, tendo por objetivo produzir mudanças no comportamento do aluno/terapeuta, a fim de facilitar o fazer do psicólogo”. (Tozze & Bolsoni-Silva, 2018, p. 95).
A supervisão clínica é uma mais-valia para o/a profissional da Psicologia dado que é um processo de ensino-aprendizagem, que proporciona um contexto de partilha das dificuldades e dos sucessos individuais e de grupo. Pode ainda constituir-se num processo de desenvolvimento pessoal e de autoconhecimento.
A função do supervisor é treinar o supervisionado para que este adquira e/ou desenvolva a sua competência profissional. Sendo a supervisão um processo educativo e um momento privilegiado de aprendizagem, o seu objetivo passa pelo desenvolvimento de competências profissionais, de habilidades terapêuticas, e de princípios éticos e interpessoais do papel do terapeuta na intervenção clínica.
- Individualmente: entre o supervisor e o supervisionado;
- Em grupo: entre o supervisor e um grupo de supervisionados.
O grupo constitui-se quando há 2 ou mais supervisionados, até 5 elementos preferencialmente; - Presencial: em local e hora acordada entre supervisor e supervisionado(s);
- Online/ À distância: em horário acordado, via Skype.